8 mar 2009

Metro SP - Pane total

Conhecer os sistemas metropolitanos mundo a fora me capacita criticar o metrò paulistano: Muito limpo, caro e pouco eficiente.

O governador de Sào Paulo, José Serra (PSDB/DEM), anunciou um desconto de R$ 0,20 aos usuàrios do sistema entre os horàrios das 4h40 às 6 horas da manhà. No inìcio achei que era uma espécie de brincadeira para testar a paciència e a inteligència das 4 milhòes de pessoas que sào mal atendidos diariamente pelo metrò.

Em Paris, cidade onde moro no momento, o bilhete ùnico para uma pessoa sem direitos a benefìcios, custa em média 5 reais por dia, que multiplicados por 30, ao final do mès chega à cifra de 150 reais. Aproximadamente este valor corresponde a 4,6% do salàrio mìnimo na França.

No Brasil, considerando o mesmo càlculo, o brasilieiro beneficiado do mìnimo, userà 37% aproximadamente do seu salàrio para ir e voltar.

Importante lembrar que o bilhete ùnico em Paris permite o uso ilimitado de viagens em qualquer serviço de transporte pùblico (metrò, trem, bus, bicicleta, bondinho). Nào "vence" depois de 70 minutos, e nào existe um ponto na cidade, e um horàrio que nào seja coberto pelo sistema de transporte.

O metrò de Sào Paulo é uma vergonha. Limpo e organizado, reconheço, mas nào funciona. Os governos Montoro, Quércia, Fleury, Covas, Alckimin e Serra sào os grandes culpados. Ignoraram a necessidade de investir no transporte pùblico. Hoje é urgència. O metrò existe desde 1974. O crescimento nesses 35 anos foi lento, muito lento, assim como é o sistema pùblico de transporte em Sào Paulo.

Num ato populista Serra anuncia um desconto de R$ 0.20 no bilhete, aos usuàrios das 4h40 às 6 horas da manhà? Brincadeira? Sim, e de mau gosto!

Nessun commento: