19 ago 2010

Vargem estragada

Tive acesso a um blog de um pastor evangélico, que se declarou anti-Dilma. Deixo claro que respeito a ideologia polìtica de cada um, e nao sou petista. Aliàs, crìticas nao faltam ao atual governo PT/PL. Porém sinto muito pela ignorancia politica do brasileiro, especialmente da classe média. Pior ainda no meio evangélico.

Através Facebook e Twitter tenho acompanhado os comentàrios dos "crentes", que na minha visao, aqueles da classe média sao chatos e mediocres. Entre outras coisas escrevo com conhecimento de causa, pois até meus 30 anos vivi intensamente no meio protestante, e por isso minha crìtica é de uma experiència empìrica e nao apenas teòrica ou semantica.

Um conhecido e excelente mùsico evangélico, inteligente, por quem tenho grande admiraçao, hà poucos dias mostrou com o seu exemplo a alienaçao do mundo cristào. Crente conhece a Bìblia e se aliena do mundo, pensando apenas na salvaçao depois que as botas baterem.

Penso que se o Cristo deles passassem pela Terra hoje, sentiria vergonha daqueles que sao chamados seus seguidores. Vivem numa religiosidade doentia, mesmo se afirmam o contràrio. Ignorantes e alienados. Obviamente nao sao todos, mas a minha generalizaçao condiz com a maioria dentro o meu raio de conhecimento.

O texto desse pastor, Renato Vargens, pode ser lido aqui.

O tìtulo do post é Motivos porque não voto em Dilma Rousseff. A sus justificaçoes sao pìfias.

Eis a minha resposta:

Gentil Pt. Vargens,

Não creio que seja um problema que o sr haja uma posição política clara. Caracterizo tal ação como honestidade intelectual. Claro se o senhor manifeste sua opinião no púlpito da sua igreja, tratando-se de política, o sr deveria manter tal postura, abrindo seu espaço para uma opinião diversa da sua.

Sobre as criticas que faz, devo ser sincero, são medíocres. Não sou petista e tenho criticas ao atual governo.
Medo? de que? Esse discurso se ouvia em 2002, quando o PT/PL venceu o executivo nacional pela 1a vez. O medo foi justificado?

Dilma foi terrorista? Talvez o sr deveria estudar mais a fundo a historia do Brasil.

"Na verdade, Dilma não possui preparo e qualificação suficiente para excercer o cargo mais importante do Brasil" [sic]. Explica-se melhor, Pastor. O sr não é um critico, mas um juiz. Então, nesse caso, Pt Vargens, a sua opinião, não sendo apurada, na posição que o sr ocupa, talvez seja antidemocrática. O sr é um ministro da fé, isto é, muitos vêem no sr um líder.
Devo dizer também que o Brasil não é igreja. O presidente, seja quem for, não é um pastor, mas representa um sistema político, uma ideologia, e no caso da Dilma, por exemplo, representa o atual governo. Quem vota Dilma, vota a continuação do governo. Quem não, o desaprova ou prefere uma ideologia e sistema governativo mais adequado ao paìs. Caro pastor, espero que comece a refletir mais o pq não vote PT/PL. Tenho uma hipótese, mas não é o caso de tratar-la ao momento. Desconfio o motivo pelos quais muitos lideres da igreja evangélica tem dificuldades em apoiar o governo PT/PL. E tais fatos provêem do período do regime militar.
Pastor, se o sr não vota pelo PT/PL, a quem vai o seu voto?

1- PSDB/DEM: pq? O PSDB governa o Estado de SP desde 82 (como PMDB, no inicio. O governador Montoro, fundador do PSDB, que depois elegeu Quercia e Fleury, até a chegada do Covas, já sob a sigla PSDB. Independente de quem era, o governo político e técnico permanecem os mesmos desde 82 em SP). Tempo de sobra para resolver questões de responsabilidade do GOVERNO ESTADUAL, como a Educação, transporte, saneamento básico, saúde, habitação, emprego.
Faça, pastor, um balanço desses 28 anos de governo PSDB/DEM e SP e veja o que foi feito em cada área; não achismos, mas estude, se informe, veja os programas, as promessas feitas e as cumpridas.
Nacionalmente PSDB/DEM (95-02) e PT/PL (03-10) podem ser confrontados. O segundo foi melhor para o paìs. Se o sr quiser, posso justificar tal opinião.
2- PV: caro pastor, é um partido bonitinho. Colocou uma representante simpática para concorrer ao governo. Evangélica. Uma senhora de garra, doce e um sorriso sincero.
E mais, o PV tem propostas ideológicas interessantes, as quais apoio: Instituir o direito civil aos casais de fato e de direito (em outras palavras, união civil entre homossexuais), a legalização do Aborto, a descriminizaçao das drogas, a desocupação imediata da Amazônia.
Parece um sonho. O PT e o PSDB, a não ser pela questão da floresta, defendem os mesmo argumentos, mas infelizmente possuem alianças torpes e não puderam nos últimos 16 anos ao poder transformar tais questões em leis.
Se o PV vence, viabilizaria tais fatos. Eu concordo e apoiaria tais questões. Mas e o evangélico? Como seria para o crente o fato de um governo aprovar o casamento entre gays, liberar o uso de certas drogas e legalizar o aborto?
Sem contar que o PV é um partido sem força política ainda. Seria fantástico uma coligação PV/PSB/PC do B/PSOL, independente do candidato. Seria ótimo e teria o meu voto de olhos fechados. Porém o PV hoje é sò e tal vulnerabilidade poderia causar alguns problemas, como um novo golpe político (aquele de 64, + q um golpe militar, foi político).

Caro Pastor, espero que o sr autorize a publicação do meu texto. Não usei palavrões e nem lhe ofendi. Fui critico, mas com respeito. E como o sr mesmo diz, sou cidadão, tive a paciência de ler seus textos, e creio que seja coerente que o meu seja publicado, para o bem democrático.

Jota Videira
Jornalista e Sociologo
Doutorando em Sociologia pela EHESS - Paris

Nessun commento: